UEPA integra projeto da ONU de Propriedade Intelectual para produtos de Indicação Geográfica
3 min de leitura – 28 de fevereiro de 2025
notícia
A Universidade do Estado do Pará foi convidada para integrar a 2ª edição do projeto “Propriedade Intelectual para Jovens Designers”, projeto criado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual e financiado pela Organização das Nações Unidas. O projeto tem parceria, também, com o Instituto pela Propriedade Intelectual e SEBRAE, e conta com a participação da Universidade Federal do Amazonas.
PI para jovens designers




Instituições envolvidas no projeto PI para jovens designers
O objetivo do projeto é capacitar alunos do curso de Bacharelado em Design para atuar junto a alguns dos agricultores relacionados com produtos de Indicação Geográfica na região Norte, propondo soluções de design, comunicação e embalagem para eles.
O mercado de produtos de Indicação Geográfica é um mercado com forte potencial de crescimento, principalmente em nossa região. E tem capacidade de fixar os produtores no meio rural, assegurar a sucessão familiar dentro dos negócios do campo, aumentar o senso de valor relacionado com os produtos, o ganho econômico local e garantir a qualidade de vida das populações.
À UEPA, foram designadas os produtos das Indicações Geográficas: farinha de Bragança, cacau de Tomé-açu, e queijo do Marajó, no estado do Pará, assim como o café das Matas de Rondônia, no estado de Rondônia. À UFAM, foram designados produtos oriundos do estado do Amazonas.
Projeto de extensão

projeto PI para jovens designers
A 1ª etapa do projeto se encerra no 1o semestre de 2025, mas já se vislumbra o potencial para seguir pesquisando o tema dos produtos de indicação geográficas e as marcas coletivas de propriedade intelectual, dentro da UEPA, desenvolvendo esta vocação em nossa instituição, e dando suporte para a instituição de outras indicações geográficas em nosso estado e região.